Cardiologistas e enfermeiros do Hospital da Bahia participaram de um treinamento sobre operação do Balão Intra-Aórtico, ministrado pelo supervisor técnico Danilo Rezende.
O conhecido pela sigla BIA, o Balão Intra-Aórtico é utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega até as artérias coronárias, melhorando a irrigação e o desempenho cardíaco. Sendo usado principalmente no cuidado do paciente em choque cardiogênico.
Em sua apresentação o supervisor conceituou o Balão Intra-Aórtico como um dos dispositivos de assistência circulatória mecânica (ACM) mais utilizados, e indicado em várias situações, garantindo uma condição clínica mais estável até que possa ser realizado um tratamento definitivo.
Danilo Rezende falou sobre inserção e remoção do balão, critério ideal de escolha do cateter na hora da cirurgia e também explicou sobre técnicas de ajuste fino de inflação e deflação do balão. Também foi realizado um treinamento hands-on de como resolver os problemas do uso do balão na Hemodinâmica e na UTI, além da exposição de algumas programações de alarmes, funcionalidades essenciais no uso do Balão Intra-Aórtico.
Comments