Diante da instabilidade do controle da hipertensão arterial refratária, uma das opções menos invasiva e efetiva para minimizar os efeitos e complicações tardias é a denervação renal, um procedimento realizado através de uma cauterização, por radiofrequência, dos nervos que envolvem as artérias renais. A técnica, embora exista há mais de dez anos, ganhou notoriedade na atualidade após mudanças nos critérios de seleção dos pacientes, já que se tornaram mais rígidos. O procedimento também apresentou um melhoramento em seus dispositivos e na técnica de ablação e os resultados não poderiam ser outros, ou seja, os estudos mais recentes mostram o que já era observado na prática, uma redução importante nos sintomas da hipertensão arterial de uma forma contínua.
As particularidades da denervação renal foram temas de dois eventos promovidos pela Elevemed, no mês de outubro. O primeiro deles foi o jantar científico realizado no dia 5, no salão de eventos do restaurante Pobre Juan, em Recife, com o tema “Avanços em Denervação Renal- da seleção do paciente ao procedimento”, e que teve como palestrantes o cardiologista intervencionista Fernando Antônio Ribeiro de Souza e o coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Esperança Recife, Marco Antônio de Melo Alves.
De acordo com o hemodinamicista Fernando Ribeiro o encontro “foi um momento de disseminar com os cardiologistas clínicos o que temos de mais novo e atualizado nos estudos desta promissora terapia. A Denervação Renal é um procedimento realizado para pacientes com hipertensão arterial refratária, na qual por um simples procedimento de ablação renal, conseguimos controlar e diminuir as oscilações da pressão arterial nestes grupos de pacientes. Na ocasião, tive a oportunidade de atualizar os colegas acerca das novas evidências científicas sobre o benefício da terapia. Foi um momento de muito aprendizado, network e descontração com colegas e profissionais renomados da cidade do Recife”, ressaltou o especialista.
No dia 20 deste mês, também em Recife, desta vez no salão de eventos do restaurante Spettus, foi realizado o jantar científico com o tema “Perspectivas atuais em Denervação Renal”, em parceria com a Cardiomax – Clínica Cardiológica, e tendo como palestrante o cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho Santos que relatou sobre os atuais destaques benéficos do procedimento de denervação e salientou a efetividade do tratamento em pacientes portadores de hipertensão resistente e refratária , “ inclusive com o reconhecimento referenciado em estudos americanos e europeus que enaltecem a segurança da técnica e a consideram um tratamento de excelência”, pontuou o especialista.
Kommentare