Implante de Eletrodo Sacral é Realizado com Sucesso em João Pessoa (PB)

Atualizado: 6 de out. de 2021


Foi realizado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB), no dia 01 de julho, uma cirurgia de Implante de Eletrodo Sacral, pelo neurocirurgião Emerson Magno Fernandes de Andrade. O paciente com histórico de paralisia cerebral, também sofria de bexiga neurogênica, e por isso não conseguia fazer o controle da urina. Segundo o neurocirurgião, “a intervenção foi a opção escolhida já que o paciente passou inicialmente por um tratamento clínico conservador, com medicamentos via oral, e em seguida foi utilizada diversas aplicações com toxina botulínica, e mesmo assim, não foi possível o controle do relaxamento da bexiga e consequente incontinência urinária”, informou.


O procedimento foi realizado em duas etapas. Na primeira foi realizado o implante do eletrodo na região do nervo sacral “e aguardamos um tempo para ver a resposta benéfica do tratamento. Em seguida, foi retirado o gerador externo e feita a conexão do eletrodo a um gerador de neuroestimulação”, ressaltou.


A terapia de Neuroestimulação Sacral com Dispositivo InterStim® no tratamento da incontinência urinária consiste em uma opção terapêutica eficaz e segura, “com a vantagem de ser um procedimento reversível. A escolha é realizada levando em consideração a etiologia da doença, idade do paciente, gravidade da incontinência urinária e tratamento prévio”, afirmou o especialista e Doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo.


O sistema

O InterStim® é um sistema implantável que estimula os nervos sacrais, modulando os reflexos neurais que influenciam a bexiga, esfíncter e assoalho pélvico, sendo uma técnica minimamente invasiva bastante consolidada e introduzida no país em 1982. O implante cirúrgico do gerador para estimulação do nervo sacral é realizado através de impulsos elétricos de baixa intensidade, para o controle e tratamento da bexiga hiperativa ou incontinência urinária por urgência miccional.

2 visualizações0 comentário