top of page
Foto do escritormedicicor

Microdebridador Straightshot M5 da Medtronic é utilizado em curso de Cirurgia Endoscópica dos seios

U

ma parceria entre a Medicicor e a coordenação do curso de Cirurgia Endoscópica dos seios paranasais, organizado pelo cirurgião Marcus Lessa, que é otorrinolaringologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e Chefe da Unidade Cérvico-Facial do Hospital das Clínicas, viabilizou o treinamento dos alunos com uma tecnologia utilizada nessas cirurgias – o Microdebridador Straightshot M5 da Medtronic.


O curso ocorreu entre os dias 04 e 05 de agosto e é realizado desde de 2005, estando na edição número 114. O encontro teve suas aulas teóricas e práticas realizadas no Instituto Médico Legal de Salvador (IML) e os estudantes puderam praticar as novas técnicas cirúrgicas em cadáveres. Segundo o coordenador científico do curso, Marcus Lessa, “os alunos utilizaram o aparelho com as diversas ponteiras retas e anguladas e também as brocas endonasais. O microdebridador é um instrumento que tem uma função combinada de aspiração e excisão do tecido, ou seja, ele permite um maior ganho na visibilidade e na precisão de remoção dos tecidos ao longo da cirurgia. O instrumento ajuda bastante o cirurgião, pois além de aumentar o campo de visão, leva o profissional a retirar menos mucosa sadia, ou seja, o médico retira mais precisamente a mucosa doente”, explicou.


A Medicicor disponibilizou lâminas de Shaver, brocas endonasais de diversos modelos para que os discentes do curso explorassem toda a tecnologia Medtronic, e também auxiliou na montagem das estações colocadas no IML.


O especialista relatou ainda, que o principal objetivo do curso é ensinar e aperfeiçoar diversos otorrinos e residentes do Brasil e da América Latina, na técnica da cirurgia endonasal, e com isso, melhorar os resultados e diminuir as chances de complicações.


“Esse é um curso tradicional criado pela Fundação de Otorrinolaringologia, que acontece cerca de três vezes ao ano e conta com a participação de palestrantes vinculados ao serviço de Otorrino do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de São Paulo, tendo à frente o conceituado médico Richard Louis Voegels e também de médicos otorrinos ligados ao Serviço do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia”, informou o coordenador Marcus Lessa.


O sucesso da parceria terá continuidade no próximo mês de dezembro, quando ocorrerá outra edição do curso, nos dias 01 e 02.

86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page