• Elevemed

Nova Técnica Cirúrgica Diminui Riscos de Complicação por Hipertensão

Atualizado: 6 de out. de 2021


Foi realizada em Recife (PE), no dia 28 de junho, uma cirurgia de “Denervação Renal”. O procedimento inédito foi conduzido pelo cardiologista intervencionista e proctor da Medtronic, Carlos Eduardo Gordilho e realizado pelo também cardiologista intervencionista Vinicius Melo Filho, no Hospital Unimed III , sem intercorrências e com duração de uma hora. A paciente hipertensa refratária, de 78 anos, fazia uso de 5 classes de anti-hipertensivos, e apresentava pressão arterial pelo mapa 190 x 105.

Durante o procedimento foi utilizado o cateter Symplicity Spyral da Medtronic. De acordo com o cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Gordilho “com esse cateter atingimos novos níveis de sucesso em tempo menor, podendo fazer muito mais pontos de denervação do que antes, o que gerou um tratamento mais eficaz e traz qualidade de vida para o paciente”, informou. O especialista alertou ainda, que “a seleção adequada do paciente é fundamental, sempre observando as referências já existentes de estudos de descrição completa das artérias dos rins”, ressaltou.

A denervação renal consiste na ablação da inervação renal, que produz hormônios responsáveis pela elevação da pressão arterial. O procedimento é indicado para pacientes com hipertensão resistente, ou seja, em uso de várias classes de anti-hipertensivos, mas que mantêm níveis elevados de pressão arterial.


Os benefícios alcançados pela cirurgia são: melhor controle dos níveis de pressão arterial, diminuindo os riscos de complicações decorrentes da hipertensão, e diminuição da quantidade de medicações para pressão, o que diminui, também, os efeitos colaterais. Os rins podem controlar a pressão arterial por meio de sinais elétricos enviados e recebidos pelo cérebro através do SNS (Sistema Nervoso Simpático).


A denervação renal interrompe a comunicação entre o cérebro e os rins, cessando esses sinais, diminuindo a pressão arterial. A RDN fornece energia aos nervos renais para auxiliar no controle da pressão arterial. O cateter de denervação renal Multi-Eletrodo Symplicity Spyral tem maior capacidade de entrega e produz 4 ablações simultâneas em comparação à ablação única produzida pelo cateter Symplicity, que denerva a artéria renal usando energia de radiofrequência (RF). O cateter Symplicity Spyral foi projetado para tratar uma variedade de tamanhos e formas de vasos, aumentando a população de pacientes tratáveis.

5 visualizações0 comentário