Realizada Primeira Cirurgia de Crioablação em Caruaru - PE



O Hospital Unimed Caruaru, referência no Agreste e Sertão, realizou no dia 20 de setembro a primeira cirurgia de crioablação da unidade, com a equipe formada pelo cirurgião arritimologista Márcio Galindo Kiuchi, pelo médico proctor da Medtronic, Bruno Papelbaum, Cynthia Lemos, Assessora Técnica da Elevemed, Ian Dias, Supervisor Técnico da Elevemed, e Liosvalda Soares, Enfermeira da Hemodinâmica.


A Crioablação é atualmente um dos mais eficazes tratamentos para a Fibrilação Atrial (FA), um ritmo cardíaco irregular e muitas vezes bem rápido. Isso pode causar sintomas como palpitações, fadiga e falta de ar. Tratar a fibrilação atrial é importante porque pode causar um acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca e afetar negativamente a qualidade de vida do paciente.


As pessoas com FA são cinco a sete vezes mais propensas a formar coágulos de sangue e sofrer um acidente vascular cerebral. Felizmente, a FA pode ser tratada com medicação, cardioversão (um tipo especial de choque elétrico), procedimento de ablação por cateter ou procedimento de ablação cirúrgica.


No ato cirúrgico da paciente, no Hospital Unimed de Caruaru-PE, foi utilizado o cateter de crioablação cardíaca Arctic Front®, quando o cirurgião realizou um procedimento minimamente invasivo, passando um tubo fino e flexível (cateter) pelos vasos sanguíneos até o coração para destruir (neutralizar) as vias elétricas anormais do tecido cardíaco.

2 visualizações0 comentário