• Elevemed

Realizado em Recife o Primeiro Implante de Eletrodo Percutâneo da Região Norte-Nordeste com o novo P

Atualizado: 6 de out. de 2021


O primeiro Implante de Eletrodo percutâneo N/NE do novo protocolo DTM para tratamento de dor neuropática foi realizado em Recife no dia 1 de julho. O procedimento tem o objetivo de proporcionar um maior alívio da dor nos pacientes portadores de dor crônica intratável de origem na coluna, ou neurológica.

O implante do neuroestimulador utiliza a tecnologia DTM comprovada através de estudos clínicos já publicados nos EUA. A cirurgia foi realizada no Hospital da Unimed e coordenada pelo anestesiologista (Algologista) Leandro Braun, que é especialista em Dor (USP).

De acordo com o especialista, pacientes operados de coluna frequentemente evoluem com dor de origem neurológica, o que torna o tratamento mais difícil. O implante de eletrodo medular traz um excelente resultado na melhora da dor e permite ao paciente a recuperação da sua qualidade de vida. O procedimento inédito realizado pela primeira vez no Nordeste foi um sucesso e o paciente liberado no mesmo dia da cirurgia já apresenta uma diminuição de 80 a 90% da dor”, comemorou o anestesiologista.

O paciente de 57 anos, sofria com síndrome pós laminectomia, e após a cirurgia relatou que “o procedimento eliminou todos os pontos onde eu sentia dor. Estou muito feliz e satisfeito”.

No método de neuromodulação um gerador (neuroestimulador ou marcapasso neurológico) emite impulsos elétricos na medula através de um eletrodo implantado, com objetivo primário de tratar dores crônicas de forte intensidade.

Terapia DTM DTM™ SCS é uma terapia de estimulação da medula espinhal, fornecida por meio da plataforma INTELLIS, para tratar pacientes com dor crônica intratável.

A estimulação da medula espinhal Differential Target Multiplexed ™ (DTM) é uma terapia patenteada apoiada por pesquisas pré-clínicas e clínicas – agora com nível 1 de evidência em 12 meses de acompanhamento – de um RCT. Um estudo randomizado mostrou resultados de DTM em alívio superior da dor nas costas em comparação com a estimulação convencional.

1 visualização0 comentário