Workshop Apresenta o Uso e Vantagens da Endoprótese Auto-Expansível em Disfagia Maligna de Esôfago

Atualizado: 6 de out. de 2021


“O uso de prótese metálica em disfagia maligna de esôfago’’ foi o tema do Workshop Medicicor, realizado no dia 14 de julho, às 15h, no auditório do Hospital Aristides Maltez. O palestrante do evento foi o médico endoscopista Vitor Rossi Bastos que fez uma detalhada exposição sobre o uso e vantagens dos dispositivos Stents Metálicos Auto Expansíveis -Hanaro, da Scitech, apresentando casos clínicos e avaliações médicas.


De acordo com o especialista, o dispositivo é totalmente coberto por silicone para prevenir o crescimento de tecido benigno ou maligno. A superfície interna lisa é projetada para facilitar a drenagem do suco biliar. “Trata-se de uma tecnologia, que sem dúvida melhora a qualidade de vida dos pacientes portadores de câncer de esôfago, principalmente daqueles que já não dispõem de outras opções, a não ser o uso da prótese de alimentação. Com o uso da endoprótese auto-expansível, o paciente volta a se alimentar via oral, sem nenhum sofrimento e isso promove uma significativa melhora em sua autoestima, aumenta sua qualidade de vida e sobrevivência, e interfere positivamente na elevação da imunidade, pois quanto mais e melhor ele se alimenta, mais cresce sua imunidade”, informou.


O palestrante ressaltou também, que a prótese já é utilizada em diversos países há muito tempo e em 90% dos casos promove um alívio da disfagia de forma rápida, eficiente e duradoura, sendo uma terapia paliativa alternativa segura, efetiva e menos invasiva. Também apresenta um melhor custo-benefício, eficaz e com menores taxas de morbidade e mortalidade”, pontuou.


Na opinião do cirurgião geral do Hospital Aristides Maltez, Tharlay Vieira Carvalho a utilização do dispositivo “é uma forma de oferecer melhor qualidade de atendimento e de vida ao paciente”. A opinião do médico também foi compartilhada pelo Diretor Administrativo da unidade hospitalar, Washington Couto, que esteve presente no evento.


Após a palestra, o gerente comercial da Scitech, Marcelo Andriani, convidou os participantes a conhecerem a prótese e promoveu uma simulação do uso do dispositivo.

3 visualizações0 comentário