Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09), e com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre os mecanismos de valorização da vida, o Grupo Medicicor aderiu à Campanha Setembro Amarelo.
A primeira medida preventiva é a educação. De uns tempos para cá, especialmente com a realização de campanhas, falar sobre suicídio deixou de ser tabu. O medo de se falar no assunto foi perdendo espaço para a ampla divulgação de informações, possibilitando que pessoas tivessem acesso a recursos de prevenção.
No dia 10/09, muitos colaboradores da Elevemed e da Medicicor participaram da ação vestindo roupas com a cor amarela, e outros utilizaram lacinhos.
Segundo o Analista de Recursos Humanos, Alberto Mateus Leal, responsável por trazer a campanha para a empresa, “mais do que em outros meses, o Setembro Amarelo favorece o diálogo sobre a importância do cuidado da saúde mental. Lembrando ainda que no mundo corporativo, vincula-se ao modo que nos relacionamos com as pessoas que nos cercam. Em outras palavras, a convivência é um fator que interfere em nosso bem-estar”, salientou.
De acordo com Mateus Leal, a empatia é um instrumento eficaz para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e saudável “pois nos permite perceber o mundo do outro através do olhar deste outro, sem julgá-lo a partir dos nossos valores e experiências pessoais. Fazer isso é, acima de tudo, agir com tolerância e compaixão”, ressaltou.
E o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no país, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida, é saber quais as principais causas e as formas de ajudar. Surge então outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.
A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa de apoio e diálogo.
top of page
Buscar
bottom of page
Commentaires